Vídeo mostra momento de colisão de Airbus A350 com avião de menor porte nesta manhã no Japão

Vídeo mostra momento de colisão de Airbus A350 com avião de menor porte nesta manhã no Japão
Divulgação

Um Airbus A350 da Japan Airlines (JAL) terminou consumido por chamas nesta terça-feira, 2 de janeiro, em Tóquio, no Japão, após uma colisão com um avião de menor porte no Aeroporto Internacional de Haneda.

O momento da colisão, seguida de chamas enquanto o A350 se deslocava pela pista, foi captado por uma câmera de segurança do aeroporto:

As informações preliminares indicam que o jato comercial colidiu com um equipamento da Guarda Costeira no início desta manhã no horário de Brasília (início da noite no Japão), e que todos os 379 passageiros e tripulantes foram evacuados da aeronave em segurança antes que as chamas a consumissem por completo.

Em relação ao avião da Guarda Costeira, ainda não há confirmação oficial sobre o estado de saúde dos tripulantes (Atualização: cinco teriam sido confirmados como mortos e o comandante estaria em estado grave). O modelo seria um De Havilland Canada DHC-8-300, que partiria para um voo de monitoramento relacionado aos terremotos que atingem o Japão desde a segunda-feira.

DHC-8-300 – Imagem: Guarda Costeira do Japão

O avião da JAL envolvido na ocorrência é o A350-900 registrado sob a matrícula JA13XJ, que chegava do Aeroporto Chitose de Sapporo, Japão, no voo JAL-516, que pousou em Haneda às 17h47 (05h47 do horário de Brasília).

Airbus A350-900, igual ao envolvido no acidente – Imagem: SuFlyer / CC0, via Wikimedia Commons

Última posição registrada pela plataforma RadarBox durante o pouso do A350 – Imagem: RadarBox

Passageiros do A350 da JAL gravaram vídeos do momento da ocorrência, tanto enquanto o avião ainda desacelerava, em chamas, pela pista, quanto após a parada e início da evacuação.

Fonte: Aeroin