“Vitória do bem contra o mal”: conheça o Holi, festival das cores na Índia
“Holi é um festival importante para os hindus porque, nesse dia, houve uma vitória contra todo o mal. Nesse dia, toda animosidade e inveja entre as pessoas é colocada de lado, e as pessoas se abraçam e celebram o Holi.”, explica o artista indiano Amit Kumar.
Para marcar o começo da primavera, os indianos celebram o Holi, o famoso Festival das Cores. Neste ano, a celebração aconteceu no dia 8 de março. O Holi é celebrado em toda a Índia, desde Cabo Comorim até Caxemira. Nessa data, os indianos de todas as classes sociais preparam pratos típicos, usam roupas novas.
“É um festival muito importante para os hindus porque nesse dia teve uma vitória do bem contra o mal. Tem muitas cores: cada uma delas tem um significado e os indianos querem tê-las nas suas vidas. Nesse dia, a inveja e disputas ficam de lado, as pessoas se abraçam e celebram”, conta Kumar.
“O Holi tem muitas cores e os indianos almejam ter todas elas em suas vidas. A tradição do festival é jogar as cores umas nas outras. Há quatro cores principais: vermelho, amarelo verde e azul. O vermelho representa amor e afeto, o verde simboliza a natureza em nossa sociedade, o azul é a cor de Krishna, e o amarelo representa cúrcuma.”
Além disso, piras são incendiadas com o objetivo de queimar a antipatia e todos os males sociais.
Neste domingo (12), às 19h15, a CNN exibe o programa Destination, que mostrará os detalhes sobre o festival.
Por: CNN