Volkswagen apresenta o novo Polo 2023, que parte de R$ 82.990
Nesta segunda-feira (19), a Volkswagen apresentou o novo Polo 2023 para o mercado brasileiro, que adotou um novo visual. Agora, são quatro versões: MPI, TSI, Comfortline e Highline. Além disso, a linha ganhará a versão Track, posteriormente.
As mudanças começam pela grade frontal, mais fina que a do antecessor, que ganhou o novo logotipo da VW e um elemento de cromo abaixo da parte de cima, que chega até os faróis em LED (desde as versões mais básicas).
Volkswagen Polo 2023 – Foto: Divulgação
Na traseira, há também uma nova assinatura para as lanternas, o nome “Polo” centralizado na tampa do porta-malas (seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T‑Cross e Taos) e para-choque com refletores.
Volkswagen Polo 2023 – Foto: Divulgação
O hatch será oferecido nas cores: Vermelho Sunset – cor de lançamento que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T‑Cross –, as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Por dentro, o Polo adotou um novo padrão que, agora, tem as laterais de portas revestidas em tecido. Os bancos frontais contam com um formato inteiriço.
O painel de instrumentos é digital de 8 e 10,25 polegadas.
Volkswagen Polo 2023 – Foto: Divulgação
Uma exclusividade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black. Trata-se de uma seleção de itens com acabamento especial, como rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor, tudo pintado na cor preto brilhante.
Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.
Itens de segurança
Em relação aos itens de conforto e segurança, o lançamento agrega quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais –, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão e Sistema isofix.
Motorização
O novo Polo possui dois tipos de motorização, MPI e TSI, e duas opções de câmbio, manual de cinco marchas e automático de seis.
A versão de entrada do compacto traz o 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades – pela primeira vez o Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual.
Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas.
Vale destacar que não existe mais o 200 TSI. Agora só há a opção 170 TSI, que era empregado no Up, por exemplo