Voo de SP para Londres com mais de 80 estudantes brasileiros faz pouso não programado em Portugal para manutenção

Adolescentes de 13 a 15 anos estavam a caminho de concurso entre escolas, foram encaminhados a hotel e estão lá há quase 48 horas. Problema ocorreu em voo que saiu de Guarulhos; Latam informou que pouso ocorreu em segurança e que passageiros serão reacomodados em voos para seus destinos.

Voo de SP para Londres com mais de 80 estudantes brasileiros faz pouso não programado em Portugal para manutenção
Voo da Latam precisou ser alterado para manutenção não programada — Foto: Reprodução/RadarBox Voo da Latam precisou ser alterado para manutenção não programada — Foto: Reprodução/RadarBox

Um voo que saiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Londres, na Inglaterra, precisou fazer um pouso não programado na manhã desta quarta (27) na cidade de Porto, em Portugal. Segundo a Latam, a mudança ocorreu devido à necessidade de uma manutenção não programada da aeronave.

  • A bordo do avião, estavam mais de 80 adolescentes entre 13 e 15 anos de escolas internacionais da capital, além de funcionários dos colégios;
  • O objetivo dos estudantes é participar da British English Olympics, as Olimpíadas Britânicas de Inglês, uma competição cultural entre escolas de diversos países;
  • A advogada Luciana Bampa, mãe de um aluno de 13 anos, disse que os jovens foram encaminhados a um hotel em Porto e estão lá há quase 48 horas.

"Foi um terror para todas as mães que estavam por aqui. Eles estão muito ansiosos para chegar em Londres e fazer exatamente aquilo que foram fazer. Eles treinaram muito, não é uma brincadeira. Mas criança acaba, graças a Deus, tirando de letra determinadas situações", contou Luciana.

"Ontem foi um dia supercomplicado, mas depois que aquele avião pousou, todo mundo ficou feliz, porque... Olha, que sufoco."

Apesar do susto e do atraso, os adolescentes ainda têm chance de participar da competição: "A ideia é que eles consigam o voo amanhã [sexta-feira] para Londres, para que eles entrem nas Olimpíadas", afirmou a mãe.

A abertura oficial do evento estava marcada para a quarta (27). Porém, com o imprevisto, a organização alterou a cerimônia para esta quinta (28), para que os brasileiros pudessem participar, ainda que a distância.

No concurso, os adolescentes devem resolver questões acadêmicas, fazer apresentações artísticas e participar de debates sobre questões políticas de âmbito mundial, por exemplo.

O voo

"O pouso na cidade portuguesa foi realizado em completa segurança. Como consequência, o voo LA8085 (Londres/Heathrow - São Paulo/Guarulhos) programado para o dia 27 precisou ser cancelado", informou a Latam.

Ainda de acordo com a companhia aérea, os passageiros serão reacomodados em outros voos para seus destinos.

De acordo com Luciana Bampa, a empresa está em contato com as coordenações dos colégios e se esforça para solucionar o problema.

Por: G1