Wilson Lima e Eduardo Braga vão ao 2º turno no AM – Eleições 2022
Candidatos a governador do União Brasil e do MDB foram os dois mais bem votados no estado neste domingo (2); segundo turno das eleições de 2022 está marcado para 30 de outubro
Os candidatos ao governo do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) foram os dois mais bem votados neste domingo (2) e disputarão o segundo turno das eleições de 2022, marcado para 30 de outubro.
Às 22h14, com 98,62% dos votos computados, o atual governador tinha 42,60%, enquanto Braga estava com 20,82%.
Quem são os candidatos no 2º turno
Wilson Miranda Lima, de 44 anos, é de Santarém, no Pará. Começou a trabalhar aos 15 anos como professor de inglês e locutor de rádio na cidade paraense de Itaituba, onde também foi apresentador de televisão. Formado em jornalismo, foi repórter e radialista.
Em 2006, mudou-se para Manaus e se tornou apresentador, por quase dez anos, de um programa de televisão popular no estado, o “Alô Amazonas”, da TV “A Crítica”.
Lima resolveu se arriscar na política em 2018, quando foi eleito governador, em sua primeira candidatura para um cargo público. Sua coligação é formada por Republicanos, PP, PTB, PSC, PL, PRTB, PMN, Patriota e Avante.
Seu adversário no segundo turno é Eduardo Braga, de 61 anos. Natural de Belém (PA), formou-se em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atua como empresário do setor de revenda de automóveis. Atualmente, está no segundo mandato consecutivo como senador.
Já foi governador do Amazonas em duas ocasiões e prefeito de Manaus. Também foi eleito deputado estadual e deputado federal. Foi ainda ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff (2011-2016).
Sua coligação tem o apoio do PT, PCdoB, PV e PSD.
Por: Fábio Munhoz/ CNN